segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Estudo desenvolvido pelo Laboratório de Mensuração e Testagem Psicológica do curso de Psicologia da Unisc é destaque!

É preocupante o número de crianças, em escolas públicas e particulares, com desenvolvimento cognitivo defasado em relação à idade e com sérios problemas emocionais. 
Este estudo pertence ao projeto de pesquisa acerca da Validação do Desenho da Figura Humana na Chuva (DFH-Chuva), iniciando em 2010. Atualmente, a amostra está em torno de 700 estudantes dos vales do Rio Pardo e Taquari, sendo crianças com idades entre 5 e 12 anos. Uma faceta desta pesquisa de validação consistiu na análise de testes psicológicos aplicados (DFH-Chuva, Bender e CBCL), sendo constatado que o desenvolvimento cognitivo está lento e com defasagem para a idade. As crianças, nesta faixa etária, apresentam dificuldades de raciocínio, de assimilação de informações, de síntese, de interpretação e de tomada de decisões. Equivale a dizer que, para a idade, estão com muitos prejuízos em aspectos básicos para a aprendizagem.
No lado emocional, alguns sintomas são detectados: é elevado o índice de depressão entre crianças de cinco a oito anos; de ansiedade, na faixa de cinco a 10 anos; de hiperatividade, entre oito e 10 anos, e de distúrbios psicossomáticos (dor de cabeça, dor de estômago, alergias, etc), na faixa de nove a 10 anos. Alguns podem se fazer presentes na infância, mas o que preocupa é a grande incidência detectada.
Coordenadora da Pesquisa: Profa. Roselaine Silva
O projeto conta com a participação de oito bolsistas, acadêmicas do Curso de Psicologia, e deve ser concluído no final do ano. A partir daí, o laboratório pretende dar suporte às escolas, no sentido de conscientizar a respeito da valorização do ambiente em sala de aula, além de propor assessoria mais direta à família, pois esta pode estar não percebendo o elevado índice de problemas e dificuldades nos filhos.

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